O show do Foo Fighters foi “a melhor noite de quarta-feira da história de Christchurch”

Enquanto o líder do Foo Fighters, Dave Grohl, cantava a música de abertura “Something From Nothing” no AMI Stadium, em Christchurch, na última noite, suas palavras caíam como flores no meio da multidão aos seus pés. A canção pertence ao último álbum, Sonic Highways, e seu refrão “Here lies a city on fire”, soou significativamente através das planícies.

Mesmo com o incidente das filas lentas no portão do estádio, onde mais de seis mil fãs ainda esperavam para entrar quando o show começou, a energia era boa. Desde o início, os roqueiros americanos incendiaram a enorme multidão de 27.000 pessoas em um dos melhores shows ao ar livre que a cidade já viu. Os fãs de South Island estavam esperando há anos por este show e a banda não decepcionou. Ferozmente, a banda encaixava algumas músicas do novo disco juntamente com o seu catálogo impressionante de hits, como  “The Pretender”, “Learn to Fly”, “My Hero”, “Congregation”, e uma versão estendida de “Monkey Wrench”.

O Foo Fighters é  aquela banda rara que, o mesmo som que se ouve ao vivo, é o que se ouve em suas gravações. “Hoje eu vi uma bela cidade”, disse Grohl. “Eu segui por um rio e acabei em bairros com casas, mas sem pessoas… No momento em que cheguei ao oceano eu pensei, ‘estou feliz em ter vindo para esta cidade, com essas pessoas bonitas’”. Quando ele dedicou Big Me à cidade, a multidão coletivamente levantou os braços e gritou, aprovando o discurso de Dave.

Grohl seguiu rumo ao b-stage, no centro do estádio, para tocar versões acústicas de “Skin and Bones”, com Rami Jaffee, “Wheels” e “Times Like These”. A banda então se juntou a Grohl no b-stage, e aí as coisas realmente começaram a ficar interessantes.
Nesse palco, a banda tocou alguns covers de bandas clássicas, como “Detroit Rock City” do Kiss, “Stay With Me” do The Faces, “Let There Be Rock” do AC/DC e “Under Pressure” do Queen, o que tornou a noite ainda mais inesquecível.
Grohl fez a introdução da banda dizendo: “Quando nós éramos crianças, a gente tocava essas músicas na garagem. Essas músicas nos fizeram querer tocar rock ‘n roll”.

Fotos por: Camila Petry / Hawkins Hair (Twitter) / Chris Shiflett (Instagram) / @angelica_bunny / @charliexgreenhalgh / @crusadersjam

Enquanto a intro de “Under Pressure” era tocada, ele continuou: “Doutores, advogados e entregadores das pizzas da Domino’s podem beijar a minha bunda, porque sou eu que tenho a oportunidade de tocar essa música para vocês”. Entregadores de pizzas da Domino’s? Há-há. Foi um enorme prazer assistir a esses gloriosos músicos, no topo de suas carreiras, se divertindo e realmente curtindo a companhia uns dos outros. Durante uma música, o baterista Taylor Hawkins fechou seus olhos, e seu rosto tinha uma expressão de sublime prazer, além dos ocasionais sorrisos brancos de Dave Grohl.

O Foo Fighters está claramente fazendo isso tudo por amor. A banda é generosa, também, em todos os sentidos da palavra. “Da próxima vez que viermos aqui, vamos fazer um grande show gratuito… no parque ou na praia. Pode não acontecer até 2027 , mas vamos fazê-lo”. Grohl descreveu a noite como uma bela maneira de começar a turnê pela Oceania. “Eu não gosto de dizer adeus, então eu vou dizer isso”, foram suas palavras antes dos Foos tocarem a última musica, “Everlong”. Após duas horas e meia de show, eles terminaram abruptamente, como um carro batendo a um impasse.

No início da noite, a banda de abertura Miss June impressionou com o seu repertório apimentado. Eles são a versão Kiwi do Hole. Os roqueiros de Chicago, a banda Rise Against, também impressionaram com um desempenho justo. Mas a noite de ontem pertenceu ao Foo Fighters, que fez a melhor noite de quarta-feira em Christchurch.

E eu me pergunto se algo poderia ser tão bom assim de novo…

Setlist:

  1. Something From Nothing
  2. The Pretender
  3. Learn to Fly
  4. Breakout
  5. My Hero
  6. Big Me
  7. Congregation
  8. Walk
  9. Cold Day in the Sun
  10. In the Clear
  11. Arlandria
  12. Monkey Wrench
  13. Skin and Bones (Dave e Rami Jaffee acústico)
  14. Wheels (Dave solo/acústico)
  15. Times Like These
  16. Detroit Rock City (KISS cover)
  17. Stay With Me (The Faces cover)
  18. Let There Be Rock (AC/DC cover)
  19. Under Pressure (Queen & David Bowie cover)
  20. All My Life
  21. These Days
  22. Everlong

Fonte: Stuff.co.NZ
Tradução: Karina Flausino Diaz // Stephanie Hahne
Revisão: Stephanie Hahne