O guia definitivo de Sonic Highways, a nova série do Foo Fighters

Todos os detalhes sobre o novo lançamento dos Foos, que estreia amanhã na HBO americana e dia 30 de novembro no Brasil pelo Canal BIS, e da tentativa da banda de criar o “mapa musical da América”

 

A construção da ideia: De volta a quando o número “8” começou a assumir um certo significado para os fãs de Foo Fighters, Dave Grohl e os cérebros por trás de Sonic Highways começaram a dar várias dicas sobre a grandiosidade do projeto. Após Grohl postar imagens de fitas master rotuladas como “LP 8″, em janeiro de 2014, o produtor (e baterista do Garbage!) Butch Vig, confirmou que ele trabalharia no oitavo álbum do Foo Fighters naquela primavera.

 

[youtube id=”Y3B0Vx_yQgo” width=”620″ height=”360″]

 

Em maio, o envolvimento do Foo Fighters com a HBO virou manchete pelo mundo, com a confirmação de uma série ainda sem nome saindo dessa parceria. O escopo do álbum foi sem precedentes, como o Foo Fighters revelou que eles tinham visitado e gravado em oito cidades ligadas à identidade da música americana: Austin, Chicago, Los Angeles, Nashville, Nova Orleans, Nova York, Seattle e Washington, DC. Um show surpresa em New Orleans, no famoso Preservation Hall, onde os Foo Fighters estavam gravando e gravando, promoveu mais ainda os boatos sobre o projeto.

 

Os detalhes sobre o título e o tema da série em breve seriam revelados: o teaser de Sonic Highways e eventualmente o trailer, foram lançados no fim do verão, com Grohl especificamente descrevendo o álbum e o documentário como a realização de um “mapa da música Americana.” No trailer, Grohl cita a decisão de gravar o álbum em vários estúdios espalhados por todo o país, como a inspiração inicial para o projeto: “Trabalhar com diferentes músicos, produtores e donos de estúdio, você pode ligar todas essas pessoas e lugares com essas estradas sônicas.” Boom. Título garantido, tema revelado, e as imagens do Foo Fighters tocando e gravando em várias cidades para o álbum e a série por toda parte.

 

[youtube id=”zjhb6kEE3Fg” width=”620″ height=”360″]

 

O trailer: No trailer completo de Sonic Highways, o Foo Fighters aparece em excelente companhia, incluindo personalidades desde Barack Obama até Slash e Dolly Parton, falando sobre suas conexões com a música e o local para as câmeras. Pharrell, Macklemore, LL Cool J, Willie Nelson, Joan Jett, Dan Auerbach do Black Keys, Carrie Underwood – a lista de notáveis músicos e celebridades (e, claro, o presidente dos EUA) presentes no documentário é algo para se admirar, o que significa que a profundidade musical de Sonic Highways poderia ser aquela que nos obriga a repensar as noções de gênero na música americana inteiramente.

 

Cada uma das cidades citadas anteriormente também têm seu espaço na série, com filmagens de Grohl esperando o metrô no meio da neve em um plataforma, seguido de imagens do Foo Fighters trabalhando com membros do Preservation Hall Jazz Band, no Big Easy em Nova Orleans.

 

O que esperar: Cada uma das cidades que o Foo Fighters escolheu para ser tema da série abrange uma tradição musical e é propensa a certo estilo musical. Grohl mesmo disse que ele “realmente acredita que o ambiente no qual você escreve ou grava um álbum, influencia o resultado musical.”.

Se essa é a verdadeira motivação por trás das sessões de Sonic Highways, isso pode acabar sendo o lançamento mais eclético do Foo Fighters até agora, com influências que vão desde os atos do punk que colocam Washington DC no mapa, para o jazz de New Orleans e Chicago, para o country com pitadas de banjo direto do Grand Ol ‘Opry de Nashville, Tennessee. Quanto ao grunge de Seattle? Sim. É seguro dizer que Grohl não vai se esquecer daquelas bandas.

 

[youtube id=”OL785j8XuDA” width=”620″ height=”360″]

 

Os colaboradores:

 

Carrie Underwood: Já vimos um pedaço de uma das rainhas do country no trailer de Sonic Highways, mas a presença de Underwood envolve mais do que apenas uma aparição na tela. Ela se junta a Foos em “Congregation,” que foi gravada em Nashville no estúdio de Zac Brown, Southern Ground.

Chuck D: O rapper do Public Enemy empresta pelo menos um verso para “I am a River”, que se juntou ao Foo Fighters para gravar enquanto eles estavam em Nova York.

Gary Clark Jr.: Clark sentou-se com o Foo Fighters quando eles estiveram em Austin, o Live Music Capital of the World e sua cidade natal. Com Willie Nelson se juntando ao projeto também, talvez haja uma jam session épica entre o ícone fora do lei e o jovem deus da guitarra.

Ben Gibbard: Fãs de Death Cab for Cutie, alegrem-se! Gibbard entra no clima de Seattle com a sétima faixa do disco, “Subterranean”, que eles gravaram na cidade natal do Nirvana.

Zac Brown: O ídolo country levou seu violão e sua sensibilidade para o estúdio em Nashville. E essa não é a primeira vez que ele e Grohl trabalham juntos: Brown e sua banda lançaram o EP “The Grohl Sessions Vol. 1” em dezembro de 2013, que foi escrito e gravado após o encontro que Zac teve com Dave em uma loja de Hollywood. (Brown pode ou não ter ajudado na produção de ‘Congregation’, já que ela foi gravada em seu estúdio.).

Preservation Hall Jazz Band: Reconheceríamos aquela tuba em qualquer lugar! Eles abriram o show surpresa do Foo Fighters no NOLA na última primavera e também subiram ao palco com eles para a última música, ficaríamos surpresos se eles não entrassem em Sonic Highways.

 

O track listing:

1.”Something From Nothing” ft. Rick Nielsen (gravada no Electrical Audio em Chicago)
2. “The Feast and the Famine” ft. Bad Brains (gravada no Inner Ear Studios em Arlington, VA)
3. “Congregation” ft. Carrie Underwood (gravada no Southern Ground Studios em Nashville)
4. “What Did I Do/God as My Witness”
5. “Outside” (gravada no Rancho de la Luna em Los Angeles)
6. “In the Clear”
7. “Subterranean” ft. Ben Gibbard (gravado no Robert Lang Studios em Seattle)
8. “I Am a River” ft. Chuck D (gravada no The Magic Shop, Nova York, NY)

 

 A turnê: É um pouco estranho que as primeiras datas do Foo Fighters para a turnê de Sonic Highways sejam no exterior, dado o tema geográfico da série e a intenção de banda de narrar o mapa musical da América. Por outro lado, talvez seja perfeito que os Foo Fighters estão levando o Sonic Highways para outros lugares antes de excursionar em casa, na medida em que isso vai servir como uma espécie de aprimoramento musical e dar-lhes a chance de deixar tudo perfeito nos palcos da América do Sul, África e em outros lugares. De qualquer maneira, o Foo Fighters passará o final do ano de 2014 e comecinho de 2015 indo à lugares diferentes (com a exceção de dois festivais nos EUA aonde serão headliners, Life Is Beautiful Fest e Voodoo Music Experience), e confirmaram os seguintes shows:

 

26/10/14: Life Is Beautiful – Las Vegas, NV
02/11/14: Voodoo Music Experience – New Orleans, LA

 

10/12/14: Capetown, África do Sul
13/12/14: Johannesburg, África do Sul

 

15/01/15: Santiago, Chile
18/01/15: Buenos Aires, Argentina
21/01/15: Porto Alegre, Brasil
23/01/15: São Paulo, Brasil
25/01/15: Rio de Janeiro, Brasil
28/01/15: Belo Horizonte, Brasil
31/01/15: Bogotá, Colômbia

 

(Ingressos para apresentações no Brasil: Tickets For Fun http://premier.ticketsforfun.com.br/shows/show.aspx?sh=FOOFIGHTBR)

 

A resposta: Está sendo uma loucura, para dizer o mínimo. Desde que a notícia de Sonic Highways saiu, os fãs têm clamado para o Foo Fighters começar logo a turnê – isso antes de eles anunciarem que tocariam em todos os lugares, menos nos Estados Unidos. O Foo Fighters fez um show de crowdfunding em Richmond, VA após os fãs levantaram o dinheiro para leva-los para lá. Fãs no Reino Unido seguiram o exemplo, financiando com sucesso uma missão semelhante na íntegra, na esperança de persuadir o Foo Fighters a tocar num show em Birmingham. A banda ainda tem que confirmar se vai ou não fazer isso, mas os demônios do rock inglês podem só ter a chance de ouvir “Everlong” na própria casa de Ozzy Osbourne, depois de tudo.

 

Fonte: Fuse
Tradução: Stephanie Hahne