Nathan Gregor “Nate” Mendel nasceu em 02 de Dezembro de 1968 em Richland, Washington. É o baixista da banda Foo Fighters.

Ele começou sua carreira musical na banda punk Diddly Squat, e em seguida, tocou em outras bandas de punk populares: Christ on the Crutch, Brotherhood e Galleons Lap. Foi membro das bandas Sunny Day Real Estate e Juno até o ano de 1995, quando a banda acabou e ele entrou para a Foo Fighters.

Apesar da Sunny Day Real Estate se reunir para fazer mais dois álbuns (“How It Feels to Be Something On” e “The Rising Tide”), ele preferiu ficar na Foo Fighters. Depois de a SDRE acabar novamente, ele juntou-se com os outros membros (Jeremy Enigk e William Goldsmith) para fazer o The Fire Theft, que lançou um álbum com o nome da banda em 2003.

Mendel e Grohl são os dois únicos membros originais da Foo Fighters que permanecem na formação atual, apesar do guitarrista Pat Smear ter voltado à banda há pouco tempo.

Projeto Paralelo

Ele fez um papel no filme indie “Our Burden is Light”, no qual ele também fez um pequeno papel como melhor amigo, namorado e baixista da personagem feminina principal. No filme, Mendel toca em uma banda chamada Bleeder que também tem Jessica Ballard e Taylor Hawkins.

Em junho de 2009, foi confirmado que a Sunny Day Real Estate planejava reunir-se novamente com Mendel como baixista., e banda entrou em turnê no mesmo ano.

No final de 2014, Nate anunciou o projeto Lieutenant, onde é compositor, vocalista e guitarrista.

Vida Pessoal

Ele tem um filho, Noah, com sua ex-namorada. Em 2011, engatou um romance com a publicitária da Sub Pop, Kate Jackson, e os dois se casaram em Outubro de 2014.

Nate foi considerado um excelente skatista pela BMX.

É formado em duas faculdades — História e Jornalismo — e contribui com algumas matérias para o blog da banda.

Engajado em projetos sociais, organizou em 2000 o Alive & Well AIDS Alternatives, em Los Angeles. A Foo Fighters não apoia mais este projeto desde 2008.