Foo Fighters toca no Coopers Stadium, em Adelaide, para 25,000 fãs

O estádio de futebol do Coopers foi transformado em uma meca do rock pela primeira vez há 20 anos, após o Eagles tocar aqui em 1995 com a turnê Hell Freezes Over. Se o inferno congelou, vamos apenas dizer que depois desta noite, ele está de volta aos 100°C.

Dave Grohl realmente é o cara mais legal do rock – ele não só fez um show de três horas para os fãs com o Foo Fighters – ele mesmo ficou atrás do kit de bateria para uma música durante o show de abertura do Rise Against – algo inédito nesta turnê. Quando ele surgiu com seus companheiros de banda logo após 20:15 seu monólogo de abertura foi uma indicação apt do que estava acontecendo a se desenrolar.

“Acomode-se, nós vamos ficar aqui por um tempo”, disse ele. Ele não estava errado. Abrindo com “Something From Nothing”, a banda trabalhou em um set que foi longe nos 20 anos de carreira, incluindo o hit “My Hero”, “Learn to Fly” e “Breakout”, sendo tocadas logo na primeira parte do show. Uma passarela gigante deu aos fãs a chance de chegar perto de Grohl, mas a sensação é de que, com o volume que eles tocaram essa noite, metade de Adelaide pode ouvir o rock do Foo Fighters.

Os primeiros 45 minutos de show foram incansáveis, apenas tomando um fôlego em uma versão mais lenta de “Big Me”. Mas ao tocarem “Congregation”, do mais recente álbum Sonic Highways, você pode ver facilmente que Grohl ainda tem paixão pela música de muitas bandas que são subestimadas pelos mais novos. Até a multidão de jovens e mais velhos se juntaram, cantando músicas que abrangem a melhor parte de nossas vidas.

Grohl apresentou a banda um a um antes de tocar com o baterista Taylor Hawkins dizendo que “poderia ficar aqui a noite toda falando merda”. A banda então se lançou em “Cold Day in the Sun” com Hawkins nos vocais. “Monkey Wrench” deixou a multidão de mais de 25,000 pessoas em um frenesi, enquanto a iluminação do palco se desbotava em um vermelho escuro e os aviões passando acima iluminavam a plateia. Grohl então começou a parte do show mais intimista, levando seu violão para o fim da passarela e dizendo, “Hey, vocês aí em outro município!”. Rindo, ele se juntou a Rami Jaffee para uma versão amorosa de “Skin And Bones”.

 Dave Grohl no Coopers Stadium. Foto por @scrossphotos | Instagram

Grohl em seguida, disse “Acenda as luzes da casa. Parece muito bom para mim… Isto é para todos os promotores que pensam que Adelaide não tem uma porra de uma cena de rock” (se referindo ao promotor do Soundwave Festival, AJ Maddah, por questionar a viabilidade da música ao vivo e da cultura em Adelaide).

Começando uma “Times Like These” acústica em um dos melhores momentos da noite, Grohl sai correndo para o meio da passarela enquanto o resto da banda surge do chão para continuar a música com ele. É hora da festa.

“Detroit Rock City” do Kiss foi matadora – melhor do que um site de música australiano sugeriu – assim como “Stay With Me”, do The Faces, com Taylor de volta aos vocais. “Let There Be Rock” do AC/DC foi a próxima e, enquanto o pequeno b-stage rodava entre os milhares de fãs, este foi mais um momento eletrizante. O cover final de “Under Pressure” do Queen fechou o show do palco menor, encerrando a monstruosidade daquele pequeno show com grandes covers do rock clássico.

E então, os acordes iniciais de “All My Life” começaram, e os fãs foram novamente à loucura. “These Days” e “Generator”, entre outras, encerraram o show antes da favorita dos fãs, “Everlong”.

Este foi o maior show – ainda melhor do que os festivais patrocinados que Adelaide teve este ano. Foi brilhante em todos os aspectos, mas para aqueles que perderam… é, você perdeu um grande show, embora não muito diferente do último em Adelaide Oval.

Mas quando você é uma banda desse calibre, não dá para ficar melhor que isso.

Foo Fighters em Adelaide | Instagram

Setlist

Something From Nothing
The Pretender
Learn to Fly
Breakout
My Hero
Big Me
Congregation
Walk
Cold Day in the Sun
This Is a Call
Arlandria
Monkey Wrench
Skin and Bones (Dave e Rami)
Times Like These

Detroit Rock City (KISS cover)
Stay With Me (The Faces cover)
Let There Be Rock (AC/DC cover)
Under Pressure (Queen & David Bowie cover)

All My Life
Outside
These Days
Generator
Best of You
Everlong

Matéria original: “Foo Fighters rock Coopers Stadium in Adelaide in front of 25,000 fans”, 04 de Março de 2015, por Perth Now
Tradução e adaptação: Stephanie Hahne