Foo Fighters encerra turnê de “Sonic Highways” pelos EUA com show em Nova York

Nova York trouxe um romântico Dave Grohl na noite de sexta-feira. “Eu realmente amo você. Se você não fosse casado, nos mudaríamos para Amsterdam e viveríamos felizes para sempre,” disse ele para a multidão. “Sinto muito que você tem que ficar parado aí enquanto eu canto uma música de amor na sua cara.”

Enquanto a banda tocava “Big Me,” a pessoa a quem Dave estava se dirigindo – o envelhecido e sorridente Steve Rosenthal, dono do estúdio Magic Shop em SoHo – tirou sua camiseta e Grohl fez uma cara de nojo cômica. No início da noite, o Foo exibiu o último episódio de “Sonic Highways,” que se passa em Nova York. As reflexões agridoces de Rosenthal sobre a indústria fonográfica foram o foco central do episódio de uma hora, o que também comemorou as gêneses de punk, folk e hip-hop através de entrevistas com Chuck D, Joan Jett, Rick Rubin, Thurston Moore e até com Barack Obama.

Sobre isso, Dave disse: “Foi uma das melhores coisas que já aconteceu na minha vida.”. Mesmo que os 45 minutos de entrevista não tenham sido mostrados no episódio, Dave mostra Obama falando sobre a influência de Bob Dylan e do quão poderosa é a música na história Americana. “Meu pai era um jornalista político e faleceu há quatro meses. Antes de ele morrer, fui ao hospital e o mostrei uma foto minha entrevistando o Obama. A primeira coisa que ele falou foi, ‘Isso não é de verdade!,’” disse Grohl.

10395180_760453720700802_3226398349175379681_n

Dana Yavin Photography

Para encerrar a última parcela de “Sonic Highways”, o Foo Fighters foi ao Irving Plaza – um pequeno lugar com capacidade de apenas 1000 pessoas – para tocar um set enérgico de 2 horas de 45 minutos. Eles detonaram até mesmo suas músicas mais “leves” com uma pegada de metal; as músicas que abriram o set, “Outside” (de Sonic Highways) e “The Pretender” (Echoes, Silence, Patience & Grace) foram tocadas com mais força por Chris Shiflett e Pat Smear; e o pop inflado de “Times Like These” (One by One) e “Learn to Fly” (There’s Nothing Left to Lose) ultrapassaram os gritos de Grohl.

Até covers já familiares de “Under Pressure,” do Queen e David Bowie, “Breakdown,” de Tom Petty e “Miss You,” dos Rolling Stones, ficaram com uma nova cara. Durante a última, enquanto o baterista Taylor Hawkins assumia os vocais, Grohl escalou pelo palco até o bar, onde ele ficou um tempo junto com alguns VIPs, solando sua guitarra, para depois voltar ao palco.

A série “Sonic Highways” é notável pela importância que Grohl dá aos músicos de cada cidade, e não só à sua banda. No episódio de Sonic Highways em Nova York, além de alguns depoimentos do próprio e de um relato sobre sua habilidade de comer cachorro quente na infância, Grohl prefere focar em tópicos como a ascensão dos Ramones, o legado de Woody Guthrie e o luto após o 11 de setembro. Ele também deixou seus entrevistados com as melhores falas: Mike D relembrando o colaborador do Beastie Boys, Rick Rubin, “Ele tinha um PA, duas mesas de mixagem e… uma máquina de bolhas.”.

Assim como em todas as outras cidades de “Sonic Highways”, a cidade de Nova York também ganhou uma música, a poderosa “I Am a River”, que conta com frases de Nora Guthrie, Obama, Rosenthal e mais. “Nós aguardamos para dá-la a vocês,” disse Grohl à audiência antes de tocar a música pela primeira vez. Eles também tocaram “Congregation,” de Nashville, seguida de “Walk” do álbum Wasting Light.

Quando a maratona chegou ao fim à 1 da manhã no Irving Plaza, Grohl sorriu à audiência bem menor do que seus shows normalmente. “Isso foi muito divertido,” disse ele antes de começar a tocar a última música, “Everlong”. “Fico feliz de não trabalhar mais no depósito de móveis.”.

 

Setlist:

Outside
The Pretender
Learn to Fly
White Limo
Arlandria
Rope
My Hero
Hey, Johnny Park!
Monkey Wrench
Congregation
Walk
Cold Day in the Sun
I’ll Stick Around
In the Clear
Big Me
Something From Nothing
Times Like These
These Days
Miss You (The Rolling Stones cover)
Breakdown (Tom Petty and the Heartbreakers cover)
Under Pressure (Queen & David Bowie cover)
All My Life
This Is a Call
I Am a River
Best of You
Everlong

 

Fonte: Rolling Stone

Tradução e adaptação: Stephanie Hahne