Foo Fighters encerra a turnê Sonic Highways na Oceania com show em Perth, Austrália

Se você foi um dos muitos sortudos com um ingresso para o nib Stadium que levantou a mão quando Dave Grohl perguntou quem nunca tinha visto um show do Foo Fighters antes, então você deve estar se sentindo satisfeito com si mesmo agora.

Como o vocalista mesmo destacou, eles estão por aí há 20 anos e já estiveram na área diversas vezes, então não há desculpa para não vê-los. Com Perth sendo a última parada da sua atual Sonic Highways Tour, Grohl garantiu à platéia que eles ouviriam músicas de todos os álbuns. Transformando o que poderia facilmente ter sido um domingo à noite desgastado de despedida, eles deram uma lição, vinda direto de uma banda que está no topo há duas décadas.

Entretando, o começo do show não foi perfeito para a banda, que começou com “Something From Nothing” seguida da poderosa “The Pretender”. Por si só, é uma música excelentemente furiosa, mas a voz de Grohl parecia gasta e cansada, pouco clara algumas vezes, juntamente com a maioria dos outros instrumentos, que não contaram com a guitarra de Pat Smear devido a problemas técnicos. Felizmente, no entanto – para o público na arquibancada pelo menos – os problemas de som decepcionantes não duraram muito tempo, enquanto “Learn To Fly” seguida por “Breakout” explodiram quaisquer dúvidas de que a banda estava de passagem por Perth apenas por cortesia, a caminho de casa depois de vários shows de estádio pela Austrália e Nova Zelândia.

Na verdade, tornou-se claro que o grand finale da turnê não sentiria falta dos esforços da banda, com Grohl mostrando isso ao longo do show. Ele revelou que o show havia sido transferido de sábado para domingo à noite, pois ele teve que voar para casa para participar de uma dança de escola com a filha, e tinha acabado de sair de um vôo de 15 horas para voltar para a Oceania e terminar a turnê. E como se isso não fosse suficiente, o vocalista estava enfrentando um caso de intoxicação alimentar como resultado de sua paternidade dedicada, resultando na piada, “da próxima vez que você tiver uma intoxicação alimentar, eu vou à sua casa para fazer você tomar uma porra de uma cerveja”, quando ele cedeu à pressão da multidão para tomar sua bebida.

335527-5a513f54-c597-11e4-83ad-5c9f5de5e0bb

Dave Grohl e Chris Shiflett no nib Stadium. Foto por Matthew Poon (Perth Now)

A abordagem sem esforço de Grohl com a multidão só deixou aparente a estatura impressionante da banda e a autoridade que eles ganharam ao longo dos anos. Não são todos os vocalistas que podem parar no meio de um solo acústico de “Times Like These” para zuar uma menina tirando uma selfie em cima dos ombros de alguém, e ainda voltar com a canção icônica em sua versão original enquanto a banda emerge de um palco rotativo no centro do estádio.

O baterista Taylor Hawkins, em seguida, assume os vocais para “Cold Day In The Sun”, destacando como o sucesso e apelo da banda vem da sua capacidade de esmagar as músicas que eles claramente gostam de tocar. (Errata na matéria original: “Cold Day In The Sun” não é tocada no b-stage, mas sim antes.) Mesmo entregando-se a um tributo a Bon Scott através de “Let There Be Rock” do AC/DC, e de um cover de “Under Pressure” do Queen com David Bowie, simplesmente porque, como Grohl disse, era um sonho de bandas como a deles tocar essas canções enquanto faziam música em sua garagem.

Outros destaques da noite incluiram a versão mais calma e acústica de “Big Me”, e as músicas de Sonic Highways, “Congregation” e “Outside”.

Foram “Best of You”, “All My Life” e a canção costumeira de encerramento, “Everlong”, que selaram a noite deixando a expectativa de que, se é isso que 20 anos podem fazer, ainda temos muito o que esperar da próxima vez que os caras vieram por essas áreas.

Fotos por Matthew Poon (Perth Now) / Instagram

Setlist:

Something From Nothing
The Pretender (Tocada em partes sem Pat Smear, devido a problemas técnicos)
Learn to Fly
Breakout
My Hero
Big Me
Congregation
Walk
Cold Day in the Sun
Arlandria
Monkey Wrench
Skin and Bones

Times Like These
Stay With Me (The Faces cover)
Let There Be Rock (AC/DC cover)
Under Pressure (Queen & David Bowie cover)

All My Life
Outside
These Days
Best of You
Everlong

Matéria original:Foo Fighters close Sonic Highways Australia Tour at Perth’s nib Stadium“, 09 de março de 2015, por Perth Now
Tradução: Stephanie Hahne