Foo Fighters chacoalham Nashville até duas da manhã

635504369626184536-foo2

As noites no Ryman Auditorium geralmente não são tão barulhentas – e não acabam tão tarde – quanto foi no show do Foo Fighters para 2 mil fãs sortudos de Nashville nesta sexta-feira (31). “Vamos tocar o tanto de músicas que pudermos até que eles nos expulsem daqui,” disse Dave Grohl ao público, algumas músicas após o início do show, que começou às 11 da noite. “Mas se começarmos a nos divertir, eu não sei o que vai acontecer. Então eu espero que todos vocês tenham babás, porque essa noite vai ser longa pra caralho.”.

Ele não estava brincando. Era 2 da manhã quando os reis do rock moderno deixaram o palco, após tocar um set de 3 horas com músicas favoritas dos fãs, músicas novas, covers inusitados, convidados especiais e momentos que estavam fora do script. E o público – lotado de fãs de verdade da banda – se mantiveram em força total até o final.

A banda estava tocando em um lugar muito menor do que os que costumam tocar, mas era por uma ocasião especial. O evento foi também a exibição do novo episódio de Sonic Highways, que se passa em Nashville e foca na cena musical da cidade. O show foi divulgado apenas três dias antes e os ingressos se esgotaram em minutos, fazendo desse o novo recorde do site de vendas do Ryman. Aqueles que conseguiram um ingresso estavam super felizes por estar lá, mas não foram os únicos. Mais cedo naquela noite, Dave Grohl decidiu tirar seus sapatos e meias para sentir o palco do histórico Ryman em seus pés. Ele e seus companheiros de banda estavam com os rostos pintados em preto e branco – possivelmente inspirados em King Diamong – e um terço da plateia também apareceu fantasiado.

Nos primeiros 90 minutos, a banda tocou apenas as preferidas dos fãs, como “My Hero”, “I’ll Stick Around” e “All My Life.”. O ótimo Tony Joe White foi o primeiro convidado especial da noite, se sentando no meio do palco para se juntar a Grohl em “Polk Salad Annie”. À 1 da manhã, Dave avisou a audiência que as coisas começariam a ficar um pouco estranhas. Com isso, veio uma enxurrada de covers incluindo “Under Pressure”, do Queen com David Bowie até “Ain’t Talkin’ About Love”, do Van Halen. “Quero dizer, por que não?”, Grohl disse enquanto sua banda introduzia “Breakdown”, de Tom Petty and the Heartbreakers.

Eles deixaram o melhor cover para o final, quando o astro country Zac Brown – que primeiro convidou Dave para produzir o álbum de sua banda em Nashville – subiu ao palco com a cara pintada para tocar e cantar em “War Pigs”, do Black Sabbath. Grohl também tinha amigos na plateia, como Nick Raskulinecz, um produtor musical de Nashville que participou da produção de dois álbuns do Foo Fighters e os ajudou a construir um estúdio.

Grohl também citou todas as obras da cidade e como elas afetaram, negativamente, as gravações. “Eu sei que Nashville está mudando. Sei que há vários prédios sendo construídos e que o trânsito é um saco e tal, mas, no fim do dia, as raízes desta cidade são mais importantes do que qualquer outra cidade no mundo todo, então não desistam dela, ok? Tudo ainda está aqui. E sabe mais o que? Se eles começarem a tirar isto de vocês, vocês tem que lutar para mantê-la.”

Ele também citou o fiasco que foi a venda de ingressos online para o show, com vários sites comprando e revendendo ingressos a um preço absurdo. “Eu só queria que todo mundo que comprou um ingresso pudesse entrar e curtir a banda, e deixe-me lhes dizer uma coisa – essa não é a última vez que tocaremos aqui, ok?”.

Depois da promessa, a banda tocou Everlong como a última música na cidade – por enquanto.

 

Setlist:

All My Life
I’ll Stick Around
Rope
The Pretender
My Hero
Learn to Fly
White Limo
Arlandria
Cold Day in the Sun
Something From Nothing
Generator
Walk
Polk Salad Annie (com Tony Joe White)
Monkey Wrench
Hey, Johnny Park!
Stiff Competition (Cheap Trick cover) (Taylor nos vocais e Dave na bateria)
Under Pressure (Queen & David Bowie cover)
Ain’t Talkin’ ‘bout Love (Van Halen cover) (Taylor nos vocais)
Breakdown (Tom Petty and the Heartbreakers cover)
Best of You
For All the Cows (Pedida por um fã antes do show)
Weenie Beenie
Congregation
War Pigs (Black Sabbath cover com Zac Brown)
Everlong

Fonte: Tenessean
Tradução: Stephanie Hahne