Dave Grohl sobre o primeiro show do Foo Fighters: “Queríamos lançá-lo no Record Store Day”

Por Kory Grow 

O Foo Fighters está prestes a lançar uma coleção de demos raras e antigas para o Record Store Day, que ocorre amanhã (18), mas essa não é a versão que Dave Grohl originalmente queria presentear aos fãs. Sua ideia original era uma gravação ao vivo do primeiro show da banda. (Leia a matéria sobre este show AQUI)

Este ano marca o 20º aniversário de ambos o álbum de estreia, Foo Fighters, e de sua primeira performance enquanto banda. O show aconteceu para um pequeno grupo de amigos e familiares em 19 de fevereiro de 1995, no centro de Seattle, e Grohl vem procurando por muito tempo por um bootleg desse show. “Há uma fita, estamos procurando por ela há vários anos,” diz ele. “Alguém a tem. E eu acho que sei quem a tem, mas alguém está com ela e estivemos tentando consegui-la. É isso o que eu realmente queria lançar – mas nós simplesmente não conseguimos achá-la.”

Falando sobre como foi o show, o vocalista – que é este ano o embaixador do Record Store Day – ainda se lembra da pressão que sentiu para fazer as coisas direito. “É uma coisa engraçada quando a sua nova banda decide tocar na frente das pessoas”, diz Dave, deixando de fora o fato de que foi também seu primeiro show desde o Nirvana. “No começo, é aterrorizante, e nós pensamos que a maneira mais confortável de facilitar essa coisa de ser o Foo Fighters, seria fazer uma ‘festa do barril’ e esperar até que todos estivessem bêbados pra caralho e, em seguida, começar a tocar essas músicas que ninguém nunca tinha ouvido falar.”

Quanto ao local, às vezes classificado como Boathouse, Grohl diz que foi em um lugar chamado de Marine Building. “Eu não acho que ele está mais lá – na verdade, eu sei que não está mais lá, porque nós ajudamos a derrubá-lo, mas isso é outra história”, diz ele com uma risada. “Mas era fora da estrada, onde uns dois amigos do Nate [Mendel] viviam em uns porões, eu acho que de forma ilegal, e um deles era grande o suficiente para que pudéssemos colocar nossa ‘engrenagem’ lá e fazer uma festa. Decidimos que era o lugar perfeito.”

20130215-fo-x600-13609537931

A razão pela qual ele queria que o primeiro show fosse discreto, foi por causa do burburinho em torno do line-up da banda – que incluiu seu colega de Nirvana Pat Smear na guitarra, e a seção rítmica do Sunny Day Real Estate (o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith, o último dos quais deixou o grupo em 1997) – e ele queria deixar as coisas mais fáceis. “Houve um grande interesse logo de cara, o que nos assustou, pois não tínhamos feito nada ainda”, diz ele. “Começamos a receber pedidos de entrevista no minuto em que descobriram que éramos uma banda. Nós nem sequer tínhamos algo para falar ainda, exceto sobre o passado, e não queríamos isso. Nós queríamos fazer algo novo e nos sentir novos outra vez. Então, a festa no sótão parecia o lugar perfeito para começar.”

Naquela noite, o grupo tocou “basicamente todo o primeiro álbum,” bem como “Winnebago” (da K7 lançada por Dave, Pocketwatch) e “Podunk”, o lado B do single de “Big Me”. “Lembro-me de ter sido um grande alívio quando finalmente terminamos e, em seguida, talvez um mês depois, que eu fui ouvir a gravação do show – e eu estava apavorado pra caralho”, Grohl diz, rindo. “Eu pensei que tínhamos sido ótimos e quando eu ouvi a gravação, fiquei tipo, ‘Ohhh… isso é o Foo Fighters? Nós temos que praticar.’” Ele ri.

Apesar de sua boa memória da gravação, Grohl ainda está buscando por uma cópia da gravação. “Parece algo vindo de ‘Caçadores da Arca Perdida’”, diz ele.

Ele também ainda lembra com carinho dos primeiros dias da banda. “Ainda assim, até hoje, se eu olho para o Pat ou olho para o Nate, eu ainda me sinto como o Foo Fighters que começou no porão de William Goldsmith (primeiro baterista do Foo Fightes), há 20 anos”, diz ele. “Eu realmente sinto isso. Pode ser em estádios agora e nós podemos ter a porra de uma série da HBO, ou o que quer que seja, mas ainda somos nós.”

A banda estará comemorando 20 anos neste verão com um show especial em Washington, D.C. no dia 4 de julho, com a participação de algumas das pessoas que apareceram na série, incluindo Buddy Guy, Gary Clark, Jr., Heart, Joan Jett and the Blackhearts, LL Cool J com DJ Z-Trip, Trouble Funk e Trombone Shorty. O concerto coincide com o dia em que o primeiro álbum do Foo Fighters foi lançado.

Matéria original:Dave Grohl on First Foo Fighters Show: ‘I Was F–king Mortified“, em 17 de abril de 2015. Por RollingStone.com
Tradução: Stephanie Hahne